Subscribe Us

RÁDIO COMUNITÁRIA DE JAÇANÃ REALIZA DEBATE SOBRE O ABASTECIMENTO D’ÁGUA NAS CIDADES DE NOVA FLORESTA E CUITÉ

A Rádio Comunitária FM Flores da cidade de Jaçanã/RN realizou no último domingo (21) um debate com lideranças políticas das cidades de Nova Floresta e Cuité para discutir o abastecimento d’água nos dois municípios.

O Programa ‘Diálogo Aberto’, apresentado pelo radialista e blogueiro Luiz Lopes, levou aos estúdios da emissora o vereador da cidade de Cuité, Renan Furtado, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Nova Floresta, Jácio Borges, o vice-prefeito de Nova Floresta, Rossélio da Silva, o representante da CAGEPA de Nova Floresta, Wallace José Dantas, e o suplente de vereador de Nova Floresta, Clodoaldo Motos.

No programa, o representante da CAGEPA de Nova Floresta alertou as autoridades presentes para um possível colapso no abastecimento, segundo ele “se nenhuma providência for tomada nos próximos 90 dias as cidades ficarão sem água”.

Clodoaldo Motos, um dos pioneiros nesta luta, relatou que como morador está muito preocupado com o abastecimento das duas cidades.

“Como morador eu me preocupei desde o início, corri atrás desse diálogo para debater nossa situação, minha preocupação é não deixar as nossas famílias sem água”, declarou o suplente de vereador.

O vice-prefeito de Nova Floresta disse que será realizado um estudo para analisar a possibilidade de utilizar outros mananciais da cidade como fonte para o abastecimento, o que minimizaria o consumo da água do CAIS (açude que abastece as duas cidades).

Por fim, acatando a sugestão do vereador e Presidente da Câmara Municipal de Nova Floresta, os entrevistados do programa entraram em acordo e decidiram realizar uma audiência pública sobre o tema e uma campanha educativa sobre o racionamento da água. A data para a audiência pública não foi definida.

O açude Boqueirão do Cais está localizado na zona rural de Cuité e abastece além de Cuité a cidade de Nova Floresta. O manancial tem sofrido nos últimos anos com a grande estiagem que assola o semiárido brasileiro, considerada a maior dos últimos 40 anos.

Segundo uma verificação realizada no açude e divulgada recentemente pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), o açude está com apenas 14,5% da sua capacidade, o que representa 1.793.920 metros cúbicos de água. 



Flávio Fernandes
Fotos: Notícia da Serra e Internet

Postar um comentário

0 Comentários