Weather (state,county)

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUITÉ LANÇA PROJETO PIONEIRO NA REGIÃO COM FAMÍLIAS DA ZONA RURAL



A Prefeitura Municipal de Cuité, através da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), lançou na manhã desta quarta-feira (24) o projeto “Colhendo Cidadania” na comunidade Três Marias do Sítio Bujarí, zona rural do município.



Pioneiro em parcerias públicas e setoriais, dentro do programa ‘Brasil sem Miséria’, o projeto tem como objetivo a erradicação da necessidade nutricional e alimentar, o mesmo consiste na criação de uma horta comunitária onde serão produzidos alimentos a serem consumidos pela comunidade e ainda vendidos na feira livre da cidade, proporcionando uma alimentação saudável e gerando emprego e renda.


O projeto conta com o apoio das alunas do curso de nutrição da UFCG/Cuité, com informações sobre a adubação orgânica e os valores nutricionais dos alimentos e ainda com o acompanhamento do técnico agrícola da prefeitura, José Reginaldo da Silva.


De acordo com a professora do curso de nutrição da UFCG/Cuité, Vanille Pessoa, os agricultores estarão recebendo informações sobre os valores nutricionais dos alimentos e técnicas de compostagens. “Eles verão desde as técnicas de compostagem, de como trabalhar melhor a terra, que produto pode ser plantado, o que melhor se adapta a essa terra até os valores nutricionais desses alimentos”, destacou Vanille Pessoa.

Professora Vanille Pessoa 

Segundo o técnico agrícola José Reginaldo da Silva, este é um trabalho de resgate da agricultura tradicional. “Estamos resgatando a agricultura tradicional e implantando a agricultura moderna, ensinando o agricultor plantar, se alimentar corretamente dessa plantação e com o excedente fazer uma micro e pequena empresa para a própria comunidade”, declarou José Reginaldo.

José Reginaldo - Técnico Agrícola

Presente no evento, o secretário de agricultura do município, Giovanni Furtado, falou da parceria com o CRAS: “A secretaria de agricultura tem feito uma parceria muito importante com o Cras do Bujarí, liberamos sementes de coentro, couve e alface, liberamos esterco para ser usado como adubo e liberamos também a água para a irrigação da horta, eu quero parabenizar a equipe do Cras que está trabalhando com amor e carinho aos agricultores do Bujarí”, ressaltou o secretário.

Secretário Giovanni Furtado

A dona de casa Vitória Pinto é moradora da comunidade Bujarí e fala da importância do projeto “Colhendo Cidadania”: “É muito importante para a comunidade porque vai ajudar muita gente aqui, além de uma alimentação saudável a geração de renda para as famílias”, afirmou a dona de casa.


A dona de Casa Maria das Vitórias disse que é um projeto importante para
a comunidade


O aposentado Damião Taveira é morador da comunidade e há muitos anos sonhou com esse projeto, agora ele se sente honrado em vê-lo sendo executado. "Pra mim é uma grande honra ter vindo esse projeto para a nossa comunidade, graças ao esforço da prefeita e dos seus secretários", relatou o aposentado. 

O aposentado Damião Taveira comemorou a implantação do projeto

A coordenadora do Cras e idealizadora do projeto, Vitória Régia, fala da satisfação em pôr em prática este trabalho na comunidade: “É um trabalho satisfatório e principalmente democrático onde toda a comunidade está conseguindo enxergar o objetivo do projeto, eu acredito que esse projeto tem tudo para dar uma maior visão ao município de Cuité”, afirmou Vitória.

Vitória Régia - Coordenadora do Cras
O evento que foi animado pelo Trio Pé-de-Serra 'Jaçanã' e o grupo de fortalecimento e convivência ‘Jovens do Bujarí’ ainda contou com a participação do Secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços Urbanos, Eliú Pessoa, do Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Wagner Furtado, das coordenadoras do Pró-Jovem Adolescente do município, Marineide Gomes e Sônia Medeiros e do vereador da comunidade, Evanuel do Sindicato.



Ascom/Cuité – Flávio Fernandes – DRT – 4309
Fotos: Ascom
PREFEITURA MUNICIPAL DE CUITÉ LANÇA PROJETO PIONEIRO NA REGIÃO COM FAMÍLIAS DA ZONA RURAL  PREFEITURA MUNICIPAL DE CUITÉ LANÇA PROJETO PIONEIRO NA REGIÃO COM FAMÍLIAS DA ZONA RURAL Reviewed by Redação on abril 25, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário

Business

Política

Latest in Sports

Cidades