Subscribe Us

SECRETARIA DE SAÚDE DE CUITÉ REALIZA REUNIÃO COM VENDEDORES DE ÁGUA PARA ESCLARECER A IMPORTÂNCIA DO MANEJO CORRETO E EVITAR UM SURTO DE HEPATITE NA CIDADE


A Secretaria de Saúde de Cuité através da vigilância sanitária reuniu na tarde desta sexta-feira (01) os vendedores de água das cidades de Frei Martinho, Nova Floresta e Jaçanã que comercializam o produto na cidade. Na reunião foi discutido o manejo correto e as formas de limpar os reservatórios, evitando assim, a transmissão de doenças através da água.

Reunião com os comerciantes de água  - Foto: Ascom
Além dos comerciantes, estavam presentes na reunião a coordenadora da vigilância sanitária de Cuité, Mirian Venâncio, o técnico em entomologia da vigilância ambiental, Demésio Oliveira e o chefe do laboratório de análise, controle e qualidade da água de Cuité, Fabiano da Rocha.

Dentre os temas abordados estavam as doenças transmitidas através da água
Foto: Ascom
Na oportunidade foi entregue uma apostila com um estudo realizado sobre o tratamento correto da água, as formas de armazenamento, os cuidados com os reservatórios e as doenças que podem ser transmitidas através da água.

De acordo com o chefe do laboratório de análise, controle e qualidade da água de Cuité, Fabiano da Rocha já existe alguns focos de Hepatite na cidade e só através de uma fiscalização poderá identificar se realmente o contaminante é a água.

Fabiano Rocha - Foto: Ascom
“O laboratório irá trabalhar em conjunto com a vigilância sanitária para identificar que tipo de contaminação é essa, pois não pode ser só a água, pode ser o alimento, e o nosso objetivo é descartar esses focos”, declarou Fabiano.

A coordenadora da vigilância sanitária de Cuité, Mirian Venâncio, explicou a importância desta reunião com os comerciantes. “Primeiro é um trabalho de educação para que eles fiquem cientes que a vigilância está junto com eles ensinando como fazer o armazenamento para que a população tenha uma água de qualidade evitando doenças como a hepatite, cólera e diarreia”, explicou Mirian.

Mirian Venâncio - Foto: Ascom

Em entrevista, a coordenadora ainda explicou como será a fiscalização e as penalidades aplicadas aos vendedores que estiverem comercializando água contaminada. “Primeiro fazemos a educação em saúde depois é que nós monitoramos e entramos com multas e apreensões (...) a gente não pode cobrar o que não foi educado”, concluiu.


Franciânio Luciano de Souto - Foto: Ascom

O comerciante da cidade de Frei Martinho que fornece água para a cidade de Cuité e Nova Floresta, Franciânio Luciano de Souto, parabenizou a iniciativa da secretaria. “A secretaria de saúde e a vigilância sanitária estão de parabéns porque se um trabalho como esse fosse desenvolvido em todas as cidades circunvizinhas nós não teríamos nenhum problema com a nossa água”, declarou.

Na reunião, foi agendada para a próxima sexta-feira (08) a coleta das amostras de água comercializada na cidade que passarão por análise em laboratório.


Ascom/Cuité

Postar um comentário

1 Comentários

  1. A secretaria de saúde está de parabéns por essa importante iniciativa, com certeza essa mobilização irá prevenir o surto de hepatite no nosso município, além é claro ,de deixar bem informado os vendedores de água sobre como proceder em relação a higienização.

    ResponderExcluir