Weather (state,county)

CUITÉ: ALUNA DA REDE ESTADUAL CONQUISTA 1º LUGAR EM CURSO DE ODONTOLOGIA DA UFPB


Kauane Fonseca - Foto: Divulgação
A estudante Kauane Fonseca de Lima, de 17 anos, aluna da Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, localizada na cidade de Cuité, conquistou o primeiro lugar no curso de Odontologia no vestibular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Kauane participou das aulas do Curso Pré-Vestibular Social do Governo do Estado (PBVest), aos sábados, e durante a semana participava das aulas do contra-turno do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI).

“Eu participava das aulas do ProEMI, durante a semana, e aos sábados assistia às aulas do PBVest, mas também estudava à noite e aos domingos resolvendo simulados e respondendo às provas dos vestibulares dos anos anteriores que ficam disponíveis na Internet”, contou a aluna, que vai cursar Odontologia em João Pessoa.

O pai de Kauane, José Carlos Roseno de Lima, não esconde o orgulho em ter a filha aprovada em primeiro lugar em um vestibular da UFPB. “Essa conquista veio com muita dificuldade, mas precisamos desmistificar a escola pública, pois também existe educação de qualidade nessas escolas e minha filha é exemplo disso, pois sempre estudou em escolas públicas”, destacou José Lima, que contou ainda que sempre participou das atividades desenvolvidas pela escola Orlando Venâncio.

Kauane Lima explicou que é importante traçar um objetivo e manter o foco. “Há muito tempo decidi que queria cursar Odontologia, mas muitas pessoas me disseram que seria difícil passar porque era muito concorrido e eu pensei em desistir, mas foquei no que eu queria, me dediquei e venci”, disse a estudante.

PBVest – O Curso Pré-Vestibular Social do Governo do Estado acontece desde 2011 preparando os alunos da rede estadual de ensino com vídeo-aulas, nos finais de semana, para os principais vestibulares do Estado. Desde a sua criação, os alunos da rede estadual já alcançaram muitos resultados positivos nos vestibulares.

Em 2011, os alunos do PBVest conquistaram o 1º lugar em Engenharia Civil, 1º lugar no curso de Odontologia, 1º lugar em Farmácia, 1º lugar em Letras e 2º lugar em Direito. Em 2012, 7.200 alunos participaram do projeto, onde tiveram a oportunidade de revisar os conteúdos do Enem e PSS. As aulas aconteceram aos sábados, das 7h às 18h, através de videoconferência, e foram acompanhadas presencialmente por monitores distribuídos nos 30 polos de ensino para sanar eventuais dúvidas dos alunos. O material didático foi produzido em alta qualidade através da impressão em offset e também foi disponibilizado na internet, no site do programa (www.pbvest.pb.gov.br).

Proemi – O Programa Ensino Médio Inovador é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação Básica. Foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio. Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento.

Na Paraíba, o ProEMI funciona em 48 escolas de ensino médio e beneficia 14.776 alunos da rede estadual em unidades de ensino localizadas em 38 municípios do Estado. O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando a participação dos estudantes na escola e tornando o currículo mais dinâmico.

Ascom/4ª Gerência
CUITÉ: ALUNA DA REDE ESTADUAL CONQUISTA 1º LUGAR EM CURSO DE ODONTOLOGIA DA UFPB CUITÉ: ALUNA DA REDE ESTADUAL CONQUISTA 1º LUGAR EM CURSO DE ODONTOLOGIA DA UFPB Reviewed by Redação on março 08, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário

Business

Política

Latest in Sports

Cidades