Subscribe Us

CAMPUS DA UFCG EM CUITÉ REALIZA ‘SEMANA DA ÁGUA’


‘Transposição do Rio São Francisco’ será tema de uma das discussões


O Centro de Educação e Saúde (CES/UFCG) de Cuité-PB realizará entre os dias 20 e 22 de março a Semana da Água 2013 do campus. O evento comemorativo ao Dia Mundial da Água (22 de março), é promovido pelo Laboratório de Pesquisa em Educação Química e o PET Licenciatura em Química – CES/UFCG.

A programação contará com palestras, mesa redonda e uma mostra de experimentos e projetos sobre a água. O objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas para resolver os problemas relacionados à questão. Água potável limpa, segura e adequada é vital para a sobrevivência de todos os seres vivos.  

A abertura oficial da “Semana da Água do CES” acontece na próxima quarta-feira (20) às 14h, com as presenças do diretor do campus da UFCG em Cuité, Ramilton Marinho e da Equipe de coordenação DMA-CES.

Entre as atrações do evento, haverá uma palestra com o Engenheiro Civil, Rômulo de Macedo Vieira, ex-Coordenador Geral do projeto de Transposição do Rio São Francisco. Haverá também uma mesa-redonda como o tema ‘A Transposição do Rio São Francisco e a cooperação pela água. Os nomes que comporão essa mesa são os seguintes: Marcelo Grilo, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal da Paraíba; Willy Pessoa Rodrigues, da Agência Mandalla, além do próprio Rômulo Vieira.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), declarando todo o dia 22 de março, de cada ano, como sendo a data comemorativa e destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural – a água.

Oficinas

Os alunos interessados em participar dos minicursos deverão preencher a ficha de inscrição que pode ser encontrada no site www.ces.ufcg.edu.br. A ficha deverá ser enviada para o e-mail petlicquimica@ufcg.edu.br


Confira a programação oficial:

Quarta-feira 20/03

14h Abertura oficial (diretor do CES Ramilton Marinho, Equipe coordenação DMA-CES).

14h30 Minicurso 1 (tema: A utilização de tensoativos nos tratamento de efluentes. prof. Marciano H. Lucena, CES-UFCG). Local: sala X, bloco G.

16h30  Mesa Redonda 1 (Título: Água: veículo de saúde ou doença? Profª: Maria Benegelania e Luciana F. de Andrade, Curso de Enfermagem CESUFCG; Representante do 4º Núcleo de Saúde Cuité-PB). Local: sala X, bloco G.

18h30 Minicurso 2 (Título: Parâmetros físico-químicos para tratamento de água. Prof. Paulo Sérgio, Curso de Química CES-UFCG). Local: Sala X, bloco G.

20h10 Palestra 1 (Título: Tratamento de água para uso em indústria farmacêutica e alimentos: controle operacional e de qualidade da água da farmácia escola do centro de educação e saúde. Prof. Wellington Adriano, curso de farmácia CES -UFCG) Local: sala X, bloco G

Quinta-feira 21/03

9h – 11h Oficinas do PET, Mão na Massa e PIBID Química para alunos da E.B. Minicurso EB1: Água dura em sabão mole (alunos do EM); Minicurso EB2: Os números da água em nossa casa e no planeta (alunos do EF); Minicurso EB3: Plantas aquáticas que limpam a água; Minicurso EB4. Como funciona uma ETA? A montagem de uma ETA com material alternativo (alunos do EM); Minicurso EB5: Uso de Tensoativos no tratamento de efluentes (alunos do EM). 10 h Palestra 2 (Título: Águas continentais. Prof: Luiz Sodré. Curso de C. Biológicas CESUFCG). Local: sala X, bloco G.

14h30 Minicurso 1 (tema: A utilização de tensoativos nos tratamento de efluentes. prof. Marciano H. Lucena, CESUFCG). Local: sala X, bloco G.

17h Palestra 3 (Título: Acesso à água no município de Cuité. Prof. Poliana de Araújo Palmeira, Curso de Nutrição – CES – UFCG).
Local: sala X, bloco G.

18h30 Minicurso 2 (Título: Parâmetros físico-químicos para tratamento de água. Prof. Paulo Sérgio, Curso de Química CES-UFCG). Local: Sala X, bloco G.

20h10 Palestra 4 (Título: Física das nuvens. Prof. José de Miranda, curso de
Física CES-UFCG) Local: sala X, bloco G

Sexta-feira 22/03

8h Mostra de experimentos e projetos sobre a água.

8h30  Mesa Redonda. tema : A transposição do Rio São Francisco e a cooperação pela água. Marcelo Grilo Dep.de Eng Mecânica UFCG; Willy P. Rodigues, Agência Mandalla; Rômulo de M. Vieira, Engenheiro Civil, ex-Coordenador Geral do projeto de Transposição do Rio S. Francisco.

10 h Pausa para um café

10h15Palestra 5: (Título: xxxxx. Rômulo de M. Vieira, Engenheiro Civil, ex-Coordenador geral do projeto de Transposição do Rio S. Francisco. Local: sala X, bloco G.

14h – 16h Oficinas PET, Mão na Massa e PIBID Química para alunos da Educação
Básica. Minicurso EB1: Água dura em sabão mole (alunos do EM); Minicurso EB2: Os números da água em nossa casa e no planeta (alunos do EF); Minicurso EB3: Plantas aquáticas que limpam a água; Minicurso EB4. Como funciona uma ETA? A montagem de uma ETA com material alternativo (alunos do EM); Minicurso EB5: Uso de Tensoativos no tratamento de efluentes (alunos do EM).

18h30  Palestra 6: As políticas do Centro de Educação e Saúde-UFCG sobre água, qualidade de vida e comunidade (palestrante, Wellington S. Lima, Engenheiro prefeito do CES UFCG).

 20h Encerramento e entrega de certificados. Local: Auditório.



(Ramsés França – Ascom/CES)

Postar um comentário

0 Comentários