Subscribe Us

METEORO QUE ATINGIU A RÚSSIA CRUZOU O CÉU BRASILEIRO NA QUINTA


Uma imagem captada pelo satélite europeu Meteosat-9 e recebida por uma estação no Brasil mostra que o meteoro, que explodiu no céu da Rússia e deixou pelo menos mil feridos, cruzou o céu brasileiro no final da tarde de quinta-feira (14).

Segundo o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite da Universidade Federal da Alagoas (Lapis), onde fica a estação que recebeu a imagem, um feixe de luz com a aproximação do meteoro foi captado às 17h20 (horário de Brasília) cruzando a divisa entre os Estados do Mato Grosso e Tocantins.

Momento em que o meteoro cruza os estados do Mato Grosso e Tocantis
Para o meteorologista e coordenador do Lapis, Humberto Barbosa, a imagem deixa claro que o meteoro passou pelo país antes de chegar e explodir na Rússia. "O satélite realmente detectou o meteoro no Brasil. Não há como afirmar se naquele momento ele estava sobre o Brasil ou ainda se aproximando. Mas foi visto de um satélite que está a 36 mil km, do lado do hemisfério sul, onde o Brasil esta localizado", explicou.

Barbosa afirma que a imagem mostra o meteoro da atmosfera. "O formato que vemos na imagem é muito parecido com formato de um meteoro entrando na atmosfera – que se estende por várias dezenas de km da Terra. Pelo formato da imagem, em algum momento, parece que ele atingiu parte da atmosfera da Terra", explicou.

Segundo o cientista, apesar da clareza da imagem captada pelo satélite, não é possível afirmar a distância e a velocidade com que o satélite passou pelo país. "O satélite está na mesma velocidade de rotação da Terra. Comparando com um carro, é como você estar dirigindo e olhar um feixe de luz no retrovisor. Você não consegue afirmar a velocidade do carro, nem exatamente onde ele está", completou, citando que as imagens a serem analisadas vão ajudar a entender melhor o fenômeno.

UOL

Postar um comentário

0 Comentários