Subscribe Us

OLHO D’ÁGUA DA BICA JÁ FORNECE 80% DA ÁGUA UTILIZADA PARA IRRIGAÇÃO DO CAMPUS DA UFCG/CUITÉ


Há quatro meses o Centro de Educação de Saúde da Universidade Federal de Campina Grande – campus de Cuité utiliza a água do olho d’água da bica para irrigar 80% das áreas verdes do centro. São irrigadas pela água doce do horto árvores como os ipês e as cuieiras (fruto cuité), além da grama.

O próximo passo será levar a água também para os novos prédios, com essa ação o campus ficará 100% coberto pelo sistema. O sistema de captação dessas águas pelo campus de Cuité começa a ser gerado a partir de uma caixa d’água localizada no horto florestal com capacidade para, aproximadamente, 14 mil litros. Através de canalização, reforçada pela gravidade, essas águas vão até um reservatório (9 mil litros) que encontra-se ao lado da Farmácia Escola do CES. A partir daí começa a distribuição para os demais setores do Campus com canalização em formato convencional.
 
A água vinda do Olho d’Água da Bica é perene. Mesmo com períodos de seca, ela não acaba. Segundo Edivaldo, a vazão de água é muito boa e, diariamente, o campus recebe uma grande quantidade dela. “Mesmo não tendo sido feito estudo ainda, eu acredito que, pela vazão de água no horto dá para ser aproveitado, mais ou menos, uns vinte mil litros por dia”, revela.
 
Flávio Fernandes com Ramsés França

Postar um comentário

0 Comentários