Subscribe Us

IMPOSTOS E TAXAS DE SERVIÇO VÃO TER AUMENTO DE ATÉ 30% EM 2013


IPTU, seguro Dpvat, taxa de limpeza urbana, conta de água, material e mensalidade escolar. Estes são alguns dos principais impostos e taxas de serviço que vão pesar no bolso dos brasileiros no início de 2013. Entre as contas que vão ter aumento estão os seguros de carro com cerca de 20 por cento e pacotes de viagem que chegam a até 30 por cento. 

Por outro lado, a taxa do IPVA deve ficar mais barata para cerca de 94 por cento dos contribuintes. Atento aos aumentos anuais, o professor de informática João Litran, de 29 anos, guardou parte do décimo terceiro salário para pagar as contas. Ele diz que sempre separa parte do valor recebido para não ter dificuldades financeiras.
  
"Todo ano eu me preparo. Eu já tenho o costume de pagar todo ano essas taxas que vem a mais no meu aluguel, reajuste que tem anualmente na área imobiliária. Ou seja, tudo o que eu tenho aqui já está bem agendado. Até o gás já está agendado para cobrir esses gastos todos", declarou o professor.

Mas não são todas as pessoas que se preparam para os aumentos de impostos e taxas de serviços no início do ano. Segundo o economista Nilton Marques, as pessoas que gastaram mais do que deviam no fim de 2012 devem reavaliar o orçamento e cortar gastos para não começar o ano no vermelho e se endividar. O economista explica como ajustar os gastos.

"Orçamento é assim, você nunca tem o dinheiro todo, você tem uma ideia. Vamos supor que você coloca no papel: eu preciso de tanto para água, tanto para telefone, tanto para combustível, tanto para alimentação, tanto para saúde. No final de somar tudo, ele vai ver que ele ganha 10 mil e ele tem 15 mil de gastos. O que ele vai fazer? Agora ele vai fazer o processo inverso. O que eu posso cortar? Telefone? É uma coisa que é dispensável. Ele comprava muita coisa de comida? Ele vai ter que reprogramar isso", explicou o economista.

Para quem gastou além da conta, especialistas recomendam que fazer um empréstimo deve ser uma alternativa somente em último caso. Já para quem guardou mais dinheiro, é possível aproveitar os descontos para pagamentos em taxa única dos impostos.

De Olho no Curimataú com Leandro Aislan

Postar um comentário

0 Comentários