Subscribe Us

CADÊ OS RÁDIOS DO SAMU?

Foi a pergunta de uma ouvinte no programa "Trabalho a toda hora" - programa institucional da prefeitura de Cuité-, na manhã deste sábado (15). Segundo a ouvinte, o SAMU de Cuité completa um ano no próximo dia 25 de janeiro e até agora os rádios comunicadores prometidos como contrapartida do Governo do Estado ainda não apareceram.

Secretário Gentil Palmeira
Após a participação, o secretário de saúde do município, Gentil Palmeira, acrescentou que essa é uma reivindicação de todas as equipes dos SAMU's do curimataú que se sentem limitados quando precisam realizar atendimentos em áreas rurais onde o sinal de celular é deficiente, uma vez que os médicos do SAMU precisam do contato com a unidade reguladora, que fica em Campina Grande, para realizar os procedimentos necessários no atendimento.

O secretário citou ainda, o acidente ocorrido no último dia 01 na entrada da cidade de Damião, quando dois veículos se chocaram e foram necessárias cinco ambulâncias para o resgate das 11 vítimas. Segundo Gentil Palmeira, os médicos ficaram desesperados ao tentar pedir o apoio de outras unidades, mas não conseguia sinal de celular, o que acabou dificultando o trabalho das equipes e o resgate das vítimas.

No programa ainda foi citada 'A tragédia da PB 137', que resultou na morte de cinco pessoas no último sábado (08), onde também os "samuzeiros" enfrentaram dificuldades para pedir apoio, pois no local não tem sinal telefônico.

No final do comentário o secretário disparou, "Todo esse constrangimento poderia ser evitado se os SAMU's da nossa região tivessem seus rádios", concluiu Gentil Palmeira.


O problema dos rádios comunicadores dos SAMU's do curimataú já foi motivo de várias denúncias, na última realizada pela 89 FM - Rádio Cidade de Cuité-, a coordenadora do SAMU de Cuité, Maria da Guia, disse que já foi enviado inclusive o orçamento das torres e dos rádios de todas as unidades do curimataú ao governo do estado, mas até agora não houve nenhuma resposta por parte do executivo estadual.

Enquanto o Governador não assume seu compromisso, os SAMU's vão fazendo das "tripas" coração para salvar as vidas que deles dependem.

Flávio Fernandes

Postar um comentário

1 Comentários

  1. O governador Ricardo Coutinho anunciou nesta segunda-feira o pagamento do abono natalino (13º salário) a todas as 503.561 famílias inscritas no programa social Bolsa Família na Paraíba. O número de famílias beneficiadas pelo abono natalino do Bolsa Família equivale a quase 60% das famílias paraibanas. O abono vai ser pago de 7 a 24 de janeiro de 2013 pela Empresa de Correios e Telégrafos, por meio de vale postal. As despesas com o vale, que também vão ser custeadas pelo Governo do Estado.

    Confira matéria na íntegra com todos os detalhes no link abaixo:

    http://www.paraiba.pb.gov.br/61409/ricardo-anuncia-pagamento-do-abono-natalino-do-bolsa-familia.html

    ResponderExcluir