Subscribe Us

NOS PERÍODOS DE ESTIAGENS POÇO DO CABUATÃ EM CUITÉ É ALTERNATIVA DE ÁGUA POTÁVEL PARA MORADORES E ANIMAIS


Foto: Flávio Fernandes
A cidade de Cuité dispõe de vários mananciais que abastecem grande parte das residências com cisternas nos períodos de estiagem. Na comunidade “cabuatã”, zona rural do município, um poço tem amenizado o sofrimento das pessoas e animais durante a seca.

Atualmente o poço é tão procurado pelos pipeiros que em alguns dias chega a ser formada uma fila de caminhões para abastecer suas pipas.

Caminhão pipa sendo abastecido, foto: Flávio Fernandes
Em entrevista a 89 FM, o pipeiro José Batista declarou que chega a carregar três caminhões d’água por dia, a vazão é tão grande que às vezes o mesmo tem que enfrentar fila para carregar o caminhão.

Caixa d'água sendo abastecida, foto: Flávio Fernandes
“Aqui sempre tem água, tem dia que enfrento fila pra poder carregar, às vezes, quando a demanda é grande o reservatório seca e nós temos que captar a água diretamente da bomba, mas sempre tem”, declarou o pipeiro.

Mesmo com a grande procura e necessidade do liquido nos períodos de estiagem, como o que estamos passando, ainda há quem cometa vandalismo contra esses reservatórios de água, para alertar as pessoas do risco que estamos correndo com essa depredação o coordenador do projeto “Trilhas da Serra”, Tarcísio Azevedo, pede a compreensão de todos, para que esses espaços estejam disponíveis também para as futuras gerações.

“Temos que preservar e zelar esses espaços, é importante não só a preservação das plantas e do meio ambiente, mas também a estrutura dos reservatórios e poços, se as pessoas evitarem colocar lixo e atirarem objetos na água esses espaços terão uma vida útil maior, beneficiando não só a nossa, mas as futuras gerações”, esclareceu Tarcísio.

Flávio Fernandes

Postar um comentário

1 Comentários

  1. podemos ver a incompetencia no transito onde um caminhao sem para choque anda normalmente como se nao tivessi faltando nada.

    ResponderExcluir