Subscribe Us

Greve dos servidores pode acabar nesta terça; saiba o porquê


O governo federal e os sindicatos dos servidores técnico-administrativos das universidades e institutos federais podem estar próximos de um acordo.Os representantes dos trabalhadores aceitaram levar para discussão juntos às bases as propostas apresentadas pelo Ministério do Planejamento.
Os servidores da UFPB realizarão uma assembleia na próxima quarta-feira (22), quando podem decidir pelo fim da paralisação. Já os do IFPB se reunirão na segunda. No entanto, o sindicato afirma que o retorno só acontecerá quando o governo aceitar reabrir as negociações com os docentes. Tanto no instituto quanto na universidade, não há previsão de retorno dos professores.
O Ministério do Planejamento divulgou na sexta-feira (17) uma nota afirmando que os sindicalistas concordaram em discutir em assembleias a proposta de reajuste de 15,8% em três parcelas, nos anos de 2013, 2014 e 2015, e o atendimento de vários aspectos da carreira que, segundo o governo, implicariam num impacto orçamentário de R$ 2,9 bilhões.
O presidente do SintesPB (Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba), Severino Ramos, confirma que há possibilidade de encerramento da greve dos servidores na UFPB. “A categoria vai analisar com mais profundidade a proposta apresentado pelo governo em Brasília e, dependendo do que sair dessa análise, é possível retornar até o fim da semana, caso seja a decisão da assembleia”, disse.
Já no IFPB, apesar da abertura para avaliação, o sindicato afirma que o fim da greve depende da reabertura das negociações com os professores. “Nos institutos federais as duas categorias são uma coisa só. Nós estamos unidos e a greve só deve acabar com o atendimento das reivindicações dos docentes”, ressaltou Adolfo Wagner, do comando de greve.
3 meses de paralisação

A paralisação dos professores da UFPB completou três meses sexta e uma nova assembleia foi realizada, mas os docentes decidiram que a greve deve continuar. Apenas seis deles votaram a favor da proposta do Governo Federal, enquanto 123 votaram contra e quatro se abstiveram.    

Mesmo após o governo ter encerrado as negociações, os grevistas continuam realizando assembleias semanais. De acordo com o coordenador de comunicação do comando de greve, Marcelo Sitcovsky, o fim do movimento sequer está em pauta. Os professores estão buscando, agora, apoio de parlamentares no sentido de pressionar o governo para voltar a negociar. “Nós estamos confiantes e há uma expectativa de que sejam reabertas as negociações nas próximas semanas. Outros atores entraram nesse processo e acreditamos que o diálogo poderá ser retomado. Mas o encerramento da paralisação depende do posicionamento do governo”, afirmou Marcelo.  

Na próxima quarta-feira, 22, uma nova assembleia será realizada no auditório da Reitoria da UFPB. Na sexta-feira, 24, os estudantes realizarão o ato público “Avança, Dilma! Eu quero aula”, na Praça João Pessoa, no Centro da Capital.

Do Portal Correio


Postar um comentário

0 Comentários