Subscribe Us

Marcha das Vadias será realizada neste sábado em João Pessoa


João Pessoa vai sediar neste sábado (9), a 1ª edição da Marcha das Vadias. A concentração ocorrerá no Parque Solon de Lucena (Lagoa), a partir das 9h. Assim como no Canadá, a iniciativa em João Pessoa também partiu de estudantes universitárias.
Manifestantes defendem que as vestimentas femininas não são motivos para justificar estupros.
A Marcha das Vadias é uma manifestação, um grito de revolta contra o crescente índice de violência contra mulheres e meninas. Segundo o Mapa da Violência 2012, a Paraíba ocupa o 4º lugar em casos de homicídios contra mulheres e a capital está na 12ª posição.
História
A Marcha das Vadias (Slut Walk) é um movimento que já acontece mundialmente desde 2011. Seu início se deu na cidade de Toronto, no Canadá, quando um elevado número de estupros de mulheres em uma universidade local fez com que um policial, durante uma palestra sobre segurança, “aconselhasse” as mulheres para não se vestirem como “vadias” para não serem estupradas.
Estudantes da universidade canadense se indignaram diante de tal declaração e a reverteram em um protesto político, bem humorado, organizando a primeira Marcha das Vadias, que levou às ruas cerca de três mil pessoas, que se manifestaram publicamente contra a alegação absurda de que as mulheres são violentadas por causa da forma como se vestem.
Do Portal Correio

Postar um comentário

0 Comentários