Subscribe Us

Em Pedra Lavrada: Comunidade, Cagepa e MS discutem medidas para a falta d’água




Foi realizada na manhã desta quinta-feira uma audiência pública para discutir um plano emergencial para a falta d’água que acomete o município de Pedra Lavrada já há alguns dias. Em algumas localidades do município já faz em torno de quinze dias que a água não chega às casas. Em protesto, os populares se mobilizaram há cerca de duas semanas atrás e realizaram um protesto em busca de soluções para a falta de água em Pedra Lavrada, a estrada que liga o município a Soledade foi fechada por quase três dias, impedindo a passagem.
De acordo com gerente de controle operacional da Cagepa Ronaldo Meneses, a adutora do Cariri que abastece Pedra Lavrada e outras dez cidades, não tem capacidade de desenvolver a produção de água e distribuição nas condições técnicas em que se encontra. E a situação piora quando na detecção diária de furtos desta água e desvios para propriedades de uso particular que hoje se encontra em situação severa. O técnico explicou que Pedra Lavrada é dividido em seis setores de distribuição e que a adutora do Cariri possui para essa região 14 travadores de distribuição de água para a distribuição racionada e ou alternada.
Questionados pelo Promotor Dr. Alcides os Técnicos da Cagepa se desdobraram para responder como acontece a distribuição de água no município e se o município possui esses travadores e está dividido em seis setores, como e porque a distribuição de água é deficiente no município. A Cagepa argumenta que a capacidade de distribuição da adutora é inferior ao crescimento populacional da cidade, segundo os técnicos desde a avaliação inicial a cerca de seis anos atrás, muita outras residências foram construídas, seja da iniciativa municipal ou mista entre casas populares e construções particulares.
Ao final da reunião, ficou acordado pela Cagepa que estará sendo feito um levantamento de toda a extensão da adutora aqui na região e será criado um plano emergencial para sanar o problema da falta de água, a Cagepa tem no mínimo trinta dias para se manifestar sobre  quais medidas serão tomadas para solucionar de vez o problema da falta d’água em Pedra Lavrada.
Ascom - PMPL

Postar um comentário

0 Comentários