Subscribe Us

Bancos prometem juro menor

Ter uma dívida em andamento pode ser motivo de dor de cabeça, principalmente para quem já caiu na inadimplência. Se o consumidor já está com sua capacidade de pagamento comprometida, o primeiro passo é renegociar seus débitos com o banco credor, segundo especialistas. Com a redução das taxas de juros pelos principais bancos brasileiros nos empréstimos para pessoa física e micro e pequenas empresas, o momento é ainda mais propício.

"O consumidor tem um incentivo maior para renegociar, pois tem a oportunidade de trocar uma dívida cara por uma barata", afirma o professor e coordenador do curso de administração do Ibmec, Eduardo Coutinho. Portanto, vale a pena comparar as taxas nas diferentes linhas de financiamento - crédito pessoal, cartão de crédito, consignado e financiamento de veículos - e pesquisar também entre bancos.
Outra opção para aproveitar a concorrência entre as instituições é a portabilidade bancária. O instrumento ainda é pouco conhecido pelos brasileiros, apesar de estar disponível desde 2006. A portabilidade permite a transferência da dívida de um banco para outro que ofereça juros ou tarifas menores. Segundo o Banco Central, a modalidade cresceu 55,9% entre fevereiro e março deste ano.
O banco que recebe a dívida transferida, no entanto, precisa aceitar a troca, depois de análise de risco, segundo o professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), Silvio Paixão. Por isso, em geral somente os consumidores que estão com os débitos em dia conseguem fazer a portabilidade em busca de melhores taxas.
ESTADÃO

Postar um comentário

0 Comentários